Durante toda a tarde desta quarta-feira, 14, os profissionais Técnicos de Radiologia do Estado do Tocantins, estiveram reunidos com a direção do SINTRAS para pontuar as demandas da categoria e cobrar soluções do Governo. Da reunião participaram mais de 30 radiologistas que discutiram sobre aposentadoria especial; falta de dosímetro; melhores condições de trabalho; férias de 20 dias com plantões de 24h; Regulamentação da NR 32- (Normativa que regulamenta a aposentadoria); GUEM (Gratificação de urgência e emergência) atrasadas. Também foi destacado pelos profissionais as dificuldades para perceberem a insalubridade, adicional noturno, data-base 2017 e seus retroativos de 2015 e 2017, além das progressões e retroativos de 2010. Ainda na pauta da reunião constou Decisão do STF favorável aos técnicos em radiologia que trabalha diretamente com produtos nocivos à saúde no grau máximo, falta de administrativos principalmente no período noturno. Os técnicos comprovando o desânimo pelo trabalho no Tocantins solicitou ao presidente do sindicato que buscasse valer seus direitos para que a escolha pela profissão não se torne uma frustação.
Aposentadoria Especial Após longas discussões de cada item da pauta foi composta uma Comissão para elaborar, junto ao jurídico do SINTRAS, um documento solicitando ao Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins – IGEPREV, a aposentadoria especial para os Técnicos em Radiologia levando em conta a exposição radiológica que está afetando a saúde destes profissionais. Durante a reunião foi compartilhado depoimentos de que vários profissionais estão sendo acometidos com doenças graves devido a exposição da radiação durante o trabalho. Conforme o presidente do sindicato, Manoel Pereira de Miranda, a projeção do SINTRAS juntamente com a categoria, é de que a regra para aposentadoria especial tem que ser 25 anos de trabalho com salários integral, sendo referência o último salário percebido. A primeira reunião desta comissão ficou agendada para dia 14 de abril, próximo.
Mutirão Jurídico Na ocasião foi realçado as ações judiciais dos servidores que já entraram com a cobrança dos seus direitos atrasados como progressões, data-base, adicional noturno, insalubridade pago a menor, gratificações e retroativos, ou seja, dívidas contraídas pelo governo junto a categoria.
Progressões O presidente Manoel informou aos servidores radiologistas que como membro da Comissão de Gestão,Enquadramento e Evolução Funcional do Quadro da Saúde – CGEFS, está lutando para agilizar a publicação das progressões pendentes num prazo de sessenta dias.
“Com as progressões publicadas pela Comissão, vamos partir para exigir do Governo a publicação da portaria de efeito financeiro e que seja efetivado, o quanto antes, para garantir a dignidade dos servidores públicos da saúde do Tocantins”, ressalta Miranda.
Representação da categoria Visando melhorar a comunicação entre entidade e categoria, foram eleitos pela base dois representantes que estarão junto com a direção do sindicato nas cobranças ao governo dos direitos dos profissionais. Assim foi deliberado como Delegado titular representante dos Técnicos em Radiologia, Richard Santos França, e seu suplente, Lourival Oliveira Miranda. “Essa representação está entre as propostas da diretoria do sindicato de estreitar o seu diálogo junto aos profissionais que representamos, para facilitar o entendimento entre as partes e confirmar resultados exitosos em nossas ações em prol da valorização dos Técnicos em Radiologia do Tocantins”, afirma o presidente Manoel Miranda.