O governador Mauro Carlesse brinca com a cara dos servidores do poder executivo ao conceder “aumento” de apenas 0,75%, isso mesmo servidores, menos de um porcento de correção salarial. A data-base é obrigação legal que corrige o período inflacionário de abril de 2018 a maio de 2019, utiliza o índice INPC no qual durante o período é de 5,0747%. Por diversas vezes o SINTRAS juntamente com outros sindicatos que representam diversas categorias do poder executivo tentaram negociar a correção salarial correta e legal, contudo o Governador Carlesse de maneira totalmente autoritária concedeu essa correção minúscula aos servidores do poder executivo.
Segundo o presidente do SINTRAS enfermeiro Manoel Pereira de Miranda, o governador Carlesse desrespeita e engana os servidores ao conceder esse índice, que, segundo ele, é uma forma de burlar lei estadual na qual obriga o governo do estado a aplicar a data-base.
SINTRAS informa aos seus filiados e representados que solicitou análise do seu jurídico e caso seja necessário, debaterá com a categoria em assembleia quais medidas devem serem adotadas.