Através do expediente SINTRAS-TO/ GAB/PRES de nº 015/20 protocolado nesta segunda-feira, 27, SINTRAS requer da secretaria de saúde do Estado (SES) tomada de decisões que venham solucionar definitivamente as demandas existentes referente a vida laboral dos profissionais nas unidades de saúde do Estado.
Entre elas estão pagamento do adicional de insalubridade a todos os servidores que laboram em local insalubre; repouso regulamentado e adequado aos profissionais preservando o cuidado aos pacientes e a saúde do trabalhador; prover equipamentos de proteção individual e coletivo EPIs e EPCs e ainda alimentação em quantidade e qualidade nas unidades de saúde.
Outra demanda que nota preocupação da diretoria do sindicato é a falta de profissionais em quantidade para atender as demandas nos hospitais, o que está sobrecarregando os profissionais ativos. Foi reivindicado ainda a atualização do pagamento das diárias no mês vigente, além da correção dos valores defasados desde o ano de 2008.
De acordo com o presidente do SINTRAS-TO é necessário que o governo se atenta tão quanto para um cuidado eficaz dos pacientes nos hospitais, quanto para a saúde dos servidores que atendem esses pacientes. “Dois pontos que devem ser levados em conta, pois um depende do outro. O servidor bem de saúde, tanto fisicamente, emocionalmente e mentalmente trará bons resultados no exercício da sua função”, afirma Manoel Pereira de Miranda.
Ele reporta ao secretário Luiz Edgar Leão Tolini, que aguarda posição concreta da gestão e solicita reunião para discutir estas e outras demandas pertinentes a categoria.
Confira expediente protocolado. Aqui