O SINTRAS reuniu com a gestão pública de Miranorte nesta terça-feira, 24, para cobrar reajuste salarial de 2021 para os Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes Comunitários de Endemias – ACE conforme a lei federal 13.708 de 14 de agosto de 2018.
Segundo a legislação o salário base inicial destes servidores é fixado em R$ 1.550,00. Hoje o município paga o reajuste referente ao ano passado no valor de R$ 1440,00.
Para agilizar uma solução para a questão os agentes comunitários solicitaram a intervenção do SINTRAS nas negociações juntamente com a administração da prefeitura.
Na ocasião foi relatado a questão a todos os presentes e apontado o decreto da prefeitura de n° 123/2021 que reajusta o vencimento dos ACS e ACE para o novo piso salarial com vigência a partir do primeiro dia deste ano, estando assim com oito meses de atraso.
A discussão ocorreu com participação do vice-presidente, Raimundo Morais, e do secretário geral do Sintras, Domingos Rodrigues, também dos membros da comissão dos servidores de Miranorte: Jane da Silva Sousa, Cleazi Oliveira Ribeiro, Magna Mendes de Paula. A vereadora Núbia Macena da Silva, do prefeito e equipe da assessoria jurídica da gestão: Roger de Mello Ottano e Tallyta Rodrigues de Sousa.
Após as discussões o SINTRAS irá oficiar a prefeitura destacando a demanda em discussão para acelerar o processo e tão logo estes servidores receber o seu reajuste de fato e de direito.