SINTRAS - TO

Sintras debate acidentes de trabalho em evento da SES que destaca 17 mortes só nos primeiros quatro meses de 2023

25/04/2023 26/04/2023 08:32 118 visualizações

O Sintras participou do debate “A importância dos meios de comunicação nos acidentes relacionados ao trabalho no Tocantins” promovido pelo Secretaria Estadual da Saúde. O evento aconteceu nesta quinta (25) e tinha objetivo de debater a importância da comunicação como elemento essencial para a promoção da saúde humana.

Durante o debate foi destacado que nestes primeiros quatros meses de 2023 já foram registrados 17 óbitos de trabalhadores durante o exercício de suas profissões, somando 222 mortes nos últimos cinco anos. Além das mortes, o Estado teve mais de 24 mil notificações. E 1.882 trabalhadores seguem com incapacidades parciais e 160 pessoas com limitações permanentes.

Outro ponto ressaltado nas discussões foram os prejuízos irreparáveis na vida dos trabalhadores, onde muitos são marcados com amputação de perna, danos irreversíveis na visão, por exemplo. E a realidade mostra ainda que em casos que envolvem grandes empresas acontece o descaso com a falta de assistência no tempo e na necessidade do trabalhador.

O vice presidente do Sintras, Raimundo de Sousa Morais pontuou a questão da saúde mental. “Representando o Sintras como membro titular do Conselho Estadual de Saúde e membro da Comissão saúde do trabalhador junto ao conselho já levantei a questão que a saúde mental deve ser considerado como acidente de trabalho”, destacou afirmando que as doenças relacionadas à saúde mental sejam consideradas como acidente de trabalho, quando a existência do nexo causal laboral gerando incapacidade para o trabalho.

Para o presidente Manoel Miranda, “Foi um debate bastante pertinente visando promoção de uma saúde mais humana e segura para os trabalhadores. Defendemos os direitos laborais dos trabalhadores fazendo com estes também tomem conhecimento dos seus direitos”, disse.

Participaram das discussões além do Sintras, o Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Associação dos Servidores da Secretaria Estadual de Administração (Assecad),  Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (SEET), Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho (MPT), Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/TO) e Centros de Referência em Saúde dos Trabalhadores (Cerest).