SINTRAS - TO

Colinas: Prefeito Josemar Abre negociação com o Sintras e o comando de greve do ACS e ACE

14/09/2023 15/09/2023 10:18 555 visualizações

Após 24 dias de greve, o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin, atendeu a diretoria do Sintras e o comando de greve dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Durante reunião nesta quinta-feira, 14, o gestor apresentou proposta fixando os dois salários mínimos no início da tabela financeira. Esta alteração é uma das reivindicações da categoria.

O prefeito Casarim afirmou que o projeto de lei será encaminhado para a apreciação e aprovação dos vereadores na próxima segunda-feira, 18. Para no pagamento do mês de outubro, a prefeitura realizar o depósito na conta dos servidores dos novos valores.

Para o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, a gestão entendeu que a reivindicação da categoria é legal. “Foi importante o movimento de greve, e os servidores conquistaram a atualização da tabela. Mas vamos continuar cobrando da gestão o pagamento das progressões também conforme o piso da categoria”, aponta Miranda.

Rumos da greve

Quanto ao movimento grevista, os agentes de saúde e de endemias farão uma assembleia logo após a sessão na câmara de vereadores, na qual o Projeto de Lei será apresentado para votação e aprovação, para deliberar o fim da greve e retornar  com os serviços normalmente. Mas, mantendo a condição de estado de greve. 

Segundo o diretor do Sintras e Agente de Combate a Endemias, Mikel de Sousa Silva, o estado segue até o recebimento da primeira parcela com os novos valores. “Vamos finalizar a greve, voltando a trabalhar normalmente, mas manteremos o estado de greve até cair na conta o primeiro pagamento atualizado”, explica Silva.

Ele ainda informa que uma assembleia geral será realizada após o pagamento dos novos valores para finalizar o estado de greve.  

Junto com o presidente Manoel participaram das discussões o vice-presidente do Sintras, Raimundo de Sousa Morais, e da regional do sindicato em Colinas a Diretora de Relações do Trabalho e Emprego, Charlene Ribeiro Gomes e o Diretor Tesoureiro, Mikel de Sousa Silva. 

Da gestão municipal também participaram das discussões o secretário de saúde do município, Jair Pereira Lima; secretária adjunta da saúde, Amanda Fernandes Torquato; e o advogados Fábio Alves e Wylly Rego.

Piso salarial

De acordo com a Emenda Constitucional nº 120, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias é fixado exatamente a dois salários mínimos.

Esse valor deve ser aplicado no início da tabela e dessa forma automaticamente cada servidor ter seu vencimento base calculado correspondente ao nível e letra a exemplo dos municípios como Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Araguanã, entre outros.

Também participaram das discussões durante a assembleia o vice presidente, Raimundo Morais, o delegado regional, Vicente Queiroz da Costa Neto e seu diretor tesoureiro, Mikel de Sousa Silva.

Atendimento no feriado pronlogado

Sintras comunica o funcionamento durante feriado prolongado


Sintras promove Festa do Trabalhador em quatro regionais do Tocantins

Ingressos já podem ser retirados acessando o banner localizado no topo do site da entidade


Sintras informa que trabalhadores em saúde já podem se inscrever na 1ª CNLTTS

Evento acontece no dia 16 de abril, das 09h às 16h, em formato híbrido