SINTRAS - TO

Vice-presidente do SINTRAS-TO assume presidência do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins

A nova mesa diretora assume o triênio 2024 à 2027.
08/11/2024 08/11/2024 11:51 188 visualizações

Nesta quinta-feira, 07, o Conselho Estadual de Saúde (CES) do Tocantins empossou os novos membros da sua Mesa Diretora para o período 2024-2027. O servidor público estadual, Raimundo de Sousa Morais, assumiu oficialmente a presidência do CES. Morais representa o segmento trabalhador no conselho e indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (SINTRAS-TO), onde ocupa a vice-presidência da entidade.

 

Durante a cerimônia, Morais expressou sua satisfação com o novo cargo. “É uma satisfação muito grande estar conselheiro nesta instituição, representando o segmento trabalhador. Aqui tive tempo de muito aprendizado e orgulho de integrar este colegiado em um processo de participação social. Estou encorajado para presidir este conselho pelo triênio 2024-2027, juntamente com essa mesa diretora tão representativa”, declarou.

 

Morais destacou a importância do fortalecimento dos conselhos municipais de saúde e da maior interação entre esses e o CES. Para ele, o papel do conselho deve ser o de um órgão atuante e inclusivo. “Espero que todos que fazem parte do conselho tenham voz e vez. Nossa gestão será coletiva, com ideias que podem até divergir, mas que sempre busquem o interesse comum de todos os usuários do SUS”, ressaltou.

 

Entre as prioridades e reforçando seu compromisso com uma gestão pautada pela responsabilidade e alinhada aos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), Morais anunciou a realização de conferências de saúde do trabalhador e da trabalhadora, as etapas municipais, regionais e macroregionais e participação na Conferência nacional.

 

Conforme a expectativa de Morais para sua gestão é que o CES seja um conselho forte e atuante na formulação e deliberação de propostas sobre as políticas de saúde, mantendo relações estreitas com a SES, Ministério Público, Defensoria Pública e outros órgãos de controle, seguindo as leis do SUS.

 

Para o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o Conselho tem que ser presidido por um representante da classe trabalhadora. “Nossa indicação foi para garantirmos uma gestão compromissada com os anseios do trabalhador. Desejamos uma gestão de qualidade e com participação social a nova diretoria”.

 

Conselho Estadual de Saúde

O CES do Tocantins é um órgão de caráter permanente e deliberativo, que reúne representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do SUS. Sua função principal é discutir, acompanhar, deliberar, avaliar e fiscalizar a implementação da Política de Saúde, além de aprovar o Plano Estadual de Saúde.

 

Biografia

Raimundo de Sousa Morais é servidor Público do Tocantins, aposentado com formação em Gestão Pública. Sua trajetória no CES é marcada por compromisso. Ele já atuou como membro e coordenador da Comissão Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), além de integrar a comissão de Atenção à Saúde e o Comitê Estadual de Saúde.

Atualmente também é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (SINTRAS-TO).

 

Integrantes da nova mesa diretora da CES

Presidente: Raimundo de Sousa Morais;

Vice-presidente: Mário Benício dos Santos;

1º secretário: Wilson da Rocha Silva;

2º secretário: Rosy Franca S. de Oliveira;

secretário suplente: Wilson Belizário Santana;

1º tesoureiro: Giancarlo de M. Quagliarello;

2º tesoureiro: Gisley Alves Rocha Paiva 

Tesoureiro suplente: Jonas José Corrêa. 

 

 

 

Sintras informa que trabalhadores em saúde já podem se inscrever na 1ª CNLTTS

Evento acontece no dia 16 de abril, das 09h às 16h, em formato híbrido


Nota de pesar: Giancarlo Quagliarello

Faleceu em Palmas decorrente de um infarto fulminante