Aposentadoria não é velhice. É tempo de confraternizar, de relembrar as alegrias e as inúmeras experiências vividas durante a vida laboral, além de rever e conversar com os colegas e amigos sobre a vida após a tão sonhada aposentadoria. Com o apoio do Sintras-TO, foi assim o 1º Encontro “Cafezinho dos aposentados” em Porto Nacional, na chácara do Zuíno no último sábado, 18.
Durante o encontro teve sorteios de brindes,testemunhos de vida, cânticos e meditação da palavra de Deus na força do amor.A iniciativa foi dos próprios aposentados que teve a participação de mais de 50 pessoas que hoje gozam do seu tempo de descanso permanente de trabalho.
A aposentadoria registra o início do descanso permanente laboral, mas esses servidores inativos continuam precisando da nossa atenção, frisa o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda. “É uma fase que marca tantos anos de doação fraterna, humanizada durante anos de laboro, mas também de um tempo que soma inúmeras amizades. Temos um carinho especial pelos nossos filiados aposentados. Eles continuam precisando do nosso apoio, de atenção e cuidados, pois passaram anos se doando, cuidando do próximo, mas do que justo retribuirmos isso para com eles”, ressaltou Miranda.
Para o aposentado e diretor tesoureiro do Sintras, João Batista Rego, ressalta que é impossível dizer que o encontro foi mais ou menos alegre. “Os abraços não foram poucos e a alegria se achava estampada no rosto de cada um. Laços de amizade foram renovados e a expectativa de novos encontros ficou evidente”, enfatiza o aposentado.
A delegada regional do Sintras,Francisca Josilene de Carvalho Uchôa,destacou que esses momentos são importantes. “Foi um encontro maravilhoso, muito bom rever os amigos e relembrar nossas experiências vividas no trabalho, e saber como estão todos hoje”, ressaltou Uchôa.
Também participaram da diretoria executiva do Sintras, a Conselheira fiscal,Maria França da Silva Carvalho. Da diretoria regional de Porto Nacional marcaram presença ainda a tesoureira,Maria de Fátima Ribeiro Quinaud; aDiretorade Formação Profissional e Sindical, Araci da Silva Guilherme; e Nilma. E os grandes destaques na saúde portuenseoDr.º Eduardo Manzano e Dr.ª Heloísa Lotufo Manzano.
E num clima de satisfação, a música “Se uma boa amizade você tem” (João Willig), selou o fim da primeira edição do“Cafezinho dos aposentados”que marca o reencontro de pessoas que tanto contribuíram para a saúde da comunidade portuense durante anos de convívio diário laboral interrompidos pelo direito de todos, que é a aposentadoria.