SINTRAS - TO

Presidente do Sintras participa de reunião do GT de Monitoramento e Avaliação da MNNP-SUS em Brasília

Grupos debateram pautas estratégicas para fortalecer o SUS, como as relações de trabalho e promoção a valorização dos profissionais da saúde
06/11/2025 06/11/2025 14:17 243 visualizações

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, participou nesta semana, em Brasília, da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Monitoramento e Avaliação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), também representando o Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). O encontro reuniu representantes sindicais, gestores e entidades nacionais para acompanhar o andamento das políticas discutidas no âmbito da mesa, especialmente as relacionadas à valorização do trabalho em saúde.

Durante a reunião, foram apresentados avanços e desafios dos GTs temáticos da MNNP-SUS, que tratam de temas fundamentais como desprecarização do trabalho, saúde do trabalhador, saúde indígena, democratização das relações de trabalho, emergências climáticas, responsabilidade sanitária, saúde mental, comunicação e combate a assédios e violências.

O grupo também discutiu estratégias de monitoramento das resoluções e protocolos já aprovados, entre eles o que trata da carreira no SUS, da política de promoção da saúde do trabalhador e das diretrizes para a saúde indígena. A proposta é garantir que as ações acordadas na mesa nacional tenham efetividade nos estados e municípios, fortalecendo o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS).

Para o presidente Manoel Miranda, que integra a MNNP-SUS como membro titular, o espaço representa uma oportunidade concreta de avançar em pautas estruturantes. “É um momento de construção coletiva, de unir forças para garantir condições dignas de trabalho e fortalecer o SUS. A mesa é um instrumento de diálogo democrático e técnico, que precisa ter continuidade e apoio político para gerar transformações reais”, destacou.

O encontro também reforçou a importância de articular as mesas estaduais e municipais de negociação, promovendo educação permanente e maior integração entre as instâncias do SUS. Essa articulação busca consolidar uma política nacional de valorização dos trabalhadores, capaz de combater a precarização e garantir estabilidade, segurança e reconhecimento profissional.

Mais Fotos

Diretoria do Sintras cumpre agenda de atendimentos e articulações institucionais em Gurupi

Atividades incluíram atendimentos a filiados, visitas a unidades de saúde e reuniões com autoridades municipais


Sintras alerta aposentados e pensionistas sobre risco de suspensão de benefícios por falta da Prova de Vida

Sindicato orienta servidores da Saúde a regularizarem a situação o quanto antes


Sintras cobra solução imediata para precariedade dos atendimentos do Plansaúde no Tocantins

Sindicato denuncia prejuízos aos servidores e dependentes e reforça que descontos continuam sendo feitos em folha, m...


Presidente do Sintras se reúne com prefeito de Augustinópolis para tratar do PCCR da Saúde

Encontro reforça articulação do sindicato para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores...