O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) enviou ofício à prefeita de Esperantina, Maria Antônia Rodrigues dos Santos Silva, solicitando a retomada das discussões e a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da saúde do município. Documento foi protocolado dia 4 deste mês.
No documento, datado de 4 de julho de 2025, o presidente do SINTRAS-TO, o Enfermeiro Manoel Pereira de Miranda, apresentou uma nova proposta de Projeto de Lei do PCCR como base para o debate junto à administração municipal. O sindicato destacou a importância de estabelecer regras claras e justas para o exercício do cargo público, com base em critérios democráticos, competência e capacitação.
O sindicato também apontou os problemas estruturais e a desmotivação enfrentada pelos servidores, criticando o não cumprimento da Lei Municipal nº 126, de 11 de dezembro de 2008, que já previa um plano de carreira para a categoria. Segundo o SINTRAS-TO, a falta de atualização da lei gera injustiças e compromete o atendimento público à população.
Para o presidente Manoel Pereira de Miranda, a ação reforça o compromisso do sindicato em representar os interesses coletivos e individuais dos trabalhadores. “Apresentamos uma proposta de PCCR atualizada para corrigir distorções e garantir direitos que são justos e necessários. Esperamos abertura da gestão municipal para dialogar e construir juntos uma solução que valorize esses profissionais tão importantes para a população”.
Para o presidente Manoel Pereira de Miranda, a ação reforça o compromisso do sindicato em representar os interesses coletivos e individuais dos trabalhadores. Foto: Divulgação Sintras/TO